sexta-feira, dezembro 30, 2005

Homenagem a Custódio Sá

"A minha vida sentou-se
E não há quem a levante,
Que do Poente ao Levante
A minha vida fartou-se.

E ei-la, a mona, lá está,
Estendida, a perna traçada,
No infindável sofá
Da minha Alma estofada (...)"

Mário de Sá-Carneiro

"A morte é a curva da estrada,
Morrer é só não ser visto.
Se escuto, eu te oiço a passada
Existir como eu existo.

A terra é feita de céu.
A mentira não tem ninho.
Nunca ninguém se perdeu.
Tudo é verdade e caminho."

Fernando Pessoa


Pequena homenagem a um grande homem...

Etiquetas:

sexta-feira, dezembro 23, 2005

Feliz Natal

FELIZ NATAL

a todos os que visitam este blog! E um grande abraço aos amigos que o criaram!!

Etiquetas:

segunda-feira, dezembro 19, 2005

Em força!

A definhar não! Não iria tão longe...
Este vosso comparsa blogueiro apenas não tem o acesso às novas tecnologias tão garantido como os restantes 70% da populaça mundial. Quando uma boa ideia se me aparece no skull tenho que a por da caneta ao papel,o que para a maioria já é algo de antiquado,admito. Mas também pode ser por isso que tenho um prazer extra em fazer esta minha contribuição para este espaço sem restrições à imaginação e criatividade.
Venho então por este meio(não há mais nenhum) dar mais um pequeno impulso para que este fórum,ideológico ou não, levante vôo em todo o seu esplendor! Qual fénix renascida das cinzas!
P.S.:Caso algum erro ortográfico seja verificado, é totalmente propositado. Para dar ênfase à coisa.

2000 anos depois!!

No outro dia, enquanto passeava no nosso amado Passeio Alegre, aproveitando aquele solzinho a meio da tarde, tive aquilo a que se pode chamar um encontro imediato de 3º ou mesmo 4º grau! Não, não me apareceu nenhum ET com o dedo ou qualquer outra parte do corpo a reluzir, mas sim aquele a quem nós habitualmente chamamos de Messias, "a.k.a." Jesus Cristo! Surpreendido pela aparição, perguntei-lhe:
- Então Jesus, finalmente vieste ver a merda que fizeste?
E com uma voz digna de um Cândido Mota ele respondeu:
- Então meu filho? São maneiras de falar com o Salvador de toda a Humanidade?
- Para começar, filho não! O meu pai tá em casa e a minha mãe não andou metida com uma pomba como a tua! Se queres insultar o pessoal, insulta lá os Judeus que eles é que te foderam à pedrada. Por falar nisso, não tiveste nada a ver com aquela cena do holcausto pois não?
Depois desta ele passou-se um bocado e acertou-me com uns raios e tal, mas nada de grave, porque o primaço apesar de vestir à dread , não faz mal a uma mosca. Passado um bocado, a discussão estava ultrapassada, e um gajo até foi beber uns finos até ao café e tal, e foi aí que eu lhe perguntei?
- Ó Jesus, tu vestes-te à dread porquê?
- Meu fil... meu caro amigo, lá no Paraíso temos uma cena parecida com o Esquadrão G, aquele programa que dá na SIC, e eles passaram lá por casa e acharam que o estilo que melhor combinava com o meu cabelo era este. Posso dizer que até curto bué. Desde então ando a malhar em totil de gajas, e até o sacana do Satanás começou a ter mais respeitinho! Posso dizer que sou uma divindade mudada... Para melhor claro!
- Claro, quando mete gajas à mistura é logo outra conversa não é Eusébio, perdão Jesus. (é que ele é muito parecido com Deus) Alguma em especial?
- Oh pá, então não? Olha a Joana d´Arc por exemplo. Grande mulher, boa na cama, muito fogosa, mas muito resmungona. Já a Madre Teresa, nem abria a boca, muito paradinha e distante. A cena dela era mais crianças acho eu. Deus até a processou por pedofilia e tal, mas não deu em nada. Tinha os juízes todos na mão... De resto, uma ou outra bacana de vez em quando, mas nada de muito sério. Não sou muito dado a relações prolongadas.
- E eu a pensar que vinhas cá para conhecer a tua alma gémea...
- E venho, e sabes uma coisa? Se calhar não é propriamente de mulheres que eu ando à procura.
- Ouve lá, olha que eu não sou desses ó Cristo.
- Não te preocupes moço. Tu és bué de feio e cheiras mal da boca. Ando à caça, mas é de homens como deve ser. Ricos de preferência. Sabes que lá em cima não abunda o dinheiro. O pessoal, não sei porque carga d' água, deixa os bens terrenos antes de entrar. Nabos do carago. Tenho que vir cá mais vezes, pregar por estes lados.
- Não era mal visto. Já agora fala lá com o teu superior e diz para não fazer cenas xungas tipo, terramotos e tsunamis nesta altura do Natal. O pessoal gasta muito dinheiro nas prendas e não dá jeito.
- Vou ver o que posso fazer. O meu pai é muito rigoroso. Mas acho que posso meter uma cunha. Se não for eu é o Espírito Santo, esse grande bacano.
- Obrigado Jesus. Boa sorte aí com os meninos!
E por aqui ficámos. Por acaso até acabou por ser um gajo porreirito. Não parecia ter muito juízo, mas também, para quem é filho de Deus é natural. Não gostava de ter um pai assim, tão autoritário. Foi pena ter fugido sem pagar, mas também já não é a primera vez que ele faz isso. Ganda maluco...

domingo, dezembro 18, 2005

Definhar...

Estará este blog a morrer?! Depois de um início pujante, eis que os elementos com nomes esquisitos se têm afastado dos bitaites e das opiniões, deixando este blog à sua sorte. E eu pergunto-me: porquê? Será que os computadores dos visitantes emanam um cheiro putrefacto de cada vez que visitam este blog?! Será que lhes nascem furúnculos nas "nalgas"?! Nascer-lhes-ão membranas inter-digitais ao pressionarem as teclas para "bitaitar" no blog?! Estas e outras questões carecem de resposta...façam o favor de explicar pois sinto-me neste momento como o Bruce Willis no filme "O Protegido". Nada me acontece quando visito, comento e/ou posto neste blog!

Etiquetas:

quinta-feira, dezembro 15, 2005

Por falar em "mimalhar"...

"Sossegar não é descansar - não é uma consequência do cansaço. Quando Rebelo da Silva, citado por Moraes, que por sua vez cita o dicionário de Freire, diz «O coração não sossega, a vida cansa», ambas as coisas são verdadeiras, mas a associação é enganadora, porque o coração não sossega por causa de a vida cansar. Há cansaços bons. Não. O coração não sossega, porque não tem com que sossegar. [...]
Quando aparece um amigo sem avisar, interrompendo tudo o que se tencionava fazer, sossega-se. Quando se está a lutar contra a injustiça e a maldade, com todas as forças que se tem, sossega-se. Quando se lê um poema ou uma história bonita, por muito triste que seja, sossega-se. (...) Isso, sim, é sossegar.
Gosto de sossegar como verbo transitivo. Sossegar só por si não chega. É mais bonito sossegar alguém. Quando se pede «Sossega o meu coração» e se consegue sossegar. Quando se sai, quando se faz um esforço para sossegar alguém. E não é adormecendo ou tranquilizando, em jeito de médico a dar um sedativo, que se sossega uma pessoa. É enchendo-lhe a alma de amor, confiança, alegria, esperança e tudo o mais que é o presente a tornar-se, de repente, futuro. É o futuro que sossega. «Amanhã vamos passear» sossega mais que «Não te preocupes» ou «Deixa lá, que eu trato disso»."

Retirado de "Explicações de Português", de Miguel Esteves Cardoso

Etiquetas:

quarta-feira, dezembro 14, 2005

TV´s borda fora!!

Dizer que a nossa televisão não presta, é o maior elogio que se lhe pode fazer! Tenho perdido algum tempo (literalmente!) a tentar ver alguma coisa dos nossos 4 principais canais de TV, e a única coisa que posso dizer, é que tem sido um tremendo choque! Atingiu o cúmulo quando, hoje de manhã, na "Praça da Alegria", assisti a uma senhora a mostrar fotografias dos casamentos dos filhos, sobrinhos, tios e por aí adiante... Quem é que quer saber daquilo? O que terá feito ela para estar ali? Boa coisa não terá sido, digo eu. E se há festas a que as pessoas não gostam de ir, é a casamentos. Nem aos dos amigos, quanto mais recordar o do Quim Domingues de Pevidém... É serviço público dizem eles. Eu não os vejo a tirar cafés aqui pró pessoal! Isso sim era serviço público!
De manhã são estes cromos, à tarde não são uns muito diferentes. Os apresentadores nos mesmos moldes, o que interessa é ter uma gaja supostamente boa a sorrir sem parar, sempre os mesmos músicos e actores convidados, regado sempre com um pouco de brejeirice, que é para o pessoal se rir um bocado!Ou chorar, consoante a resistência mental de cada um! Isto na RTP1, porque na SIC e TVI é totalmente diferente. Ou não... Na realidade só mudam os apresentadores. Mete-se umas novelas pelo meio, antes e depois, e... Eureka! O segredo para ter audiências de arromba! Pudera, aquela cena vicia!! Eu que o diga. Não passo 2 dias sem ver as aventuras e desventuras dos adolescentes modelos do nosso país, na grandiosa série "Morangos com Açúcar"! Vejo 5 minutos e fico logo pedrado... Durmo que nem um menino! É o melhor comprimido para dormir que existe, tal é a qualidade dos actores, assim como dos fabulosos diálogos. São verdadeiras pérolas:
"- Então amiga? Não apareceste no shoping porquê? Olha comprei uma saia... Ihihihi!
- Não pude... Aconteceu-me aí uma cena...
- O quê, o teu namorado deixou-te?
- Não! Fui raptada.
- Eh pá. Que chatice. Isso é mau. Viste quem foi?
- Foi um homem grande e gordo!
- E já foste à polícia?
- Não. Agora não me apetece...
- Pronto tá bem. Mas amnhã sem falta vamos lá, ok quiducha?"
Eu poderia continuar, mas é um sofrimento atroz! Dou graças ao nosso Senhor, seja lá ele quem for, e a todos os outros, por terem inventado TVCabo! É má, mas foda-se, pelo menos não aturamos merdas destas! Já chega de big brothers e primeiras companhias, de fiéis ou infiéis, e de praças das alegrias, ou das tristezas, da cultura de novelas e futebol! Não é mania de intelectual ou de erudito, como muitos dizem, mas o facto é que dos nossos 4 canais , a RTP2, ou apenas a 2, como agora julgo que se chama, é o único que se pode ver sem agredir brutalmente o nosso já bastante danificado cérebro! Antigamente não havia TV, e o pessoal ocupava-se única e exclusivamente a "mimalhar"! Belos tempos...

segunda-feira, dezembro 12, 2005

A problemática de "merda"

"Uma coisa pareceu-me saber sem hesitações. O Campanini-Carboni não traz a palavra 'merda'. Como se diz em latim? O que exclamava Nero quando, ao pendurar um quadro, esmagava o dedo com o martelo? Qualis artifex pereo? Quando eu era miúdo, estes deviam ser problemas sérios, e a cultura oficial não dava respostas. Então recorríamos aos dicionários não-escolares, acho eu. (...) Tive uma iluminação, e ouvi uma voz: 'O dicionário lá de casa diz que uma pitana é uma mulher que faz o seu comércio por si própria.' (...) O que é que podia haver de tão proibido no facto de fazer comércio, por assim dizer, sem empregado de balcão ou contabilista? É claro, a puta do prudente dicionário fazia comércio de si própria."

Retirado de "A misteriosa chama da Rainha Loana", de Umberto Eco. Aconselho vivamente a leitura do livro, cujo tema em nada se relaciona com este excerto...pelo menos não até ao momento do enredo onde me encontro.

Etiquetas:

sábado, dezembro 10, 2005

Leitinho

No outro dia quis experimentar algo diferente. Farto que estou do habitual leite de embalagem, importei leite da mama de uma refugiada da Etiópia... Fiquei arrependido pois detesto leite magro...

Mundial 2006


Portugal ficou colocado no Grupo D, na 1ª fase do Campeonato do Mundo de 2006 na Alemanha, tendo como adversários as poderosas selecções do México, Angola e Irão! Com um bocado de sorte, o Varzim vai ter mais jogadores em campo do que qualquer outra equipa portuguesa no confronto entre Lusos e os Palancas Negras.
Quanto ao jogo com os iranianos, desde que não se expludam como é normal no quotidiano daquela zona do globo, a gente lá aguenta... De referir que a grande estrela do Irão é nada mais nada menos que o grande Mohammed Deggollah Ihnfiéis, jogador mortal na zona de finalização!
Já o México, será certamente presa fácil, pois estima-se que quase toda a sua população, jogadores incluídos, por altura do Mundial tenha fugido para os States! A grande vedeta desta selecção é o consagrado extremo-esquerdo Mendoza Burrito Caliente! Até os comemos...

sexta-feira, dezembro 09, 2005

Poema de Nelo Maria

Escrito por Manoel Maria Barbosa du Bocage, um clássico da literatura Portuguesa:


A Á G U A


que lava a cara, que lava os olhos
que lava a rata e os entrefolhos
que lava a nabiça e os agriões
que lava a piça e os colhões
que lava as damas e o que está vago
pois lava as mamas e por onde cago.

**

Meus senhores aqui está a água
que rega a salsa e o rabanete
que lava a língua a quem faz minete
que lava o chibo mesmo da rasca
tira o cheiro a bacalhau da lasca
que bebe o homem que bebe o cão
que lava a cona e o berbigão

**

Meus senhores aqui está a água
que lava os olhos e os grelinhos
que lava a cona e os paninhos
que lava o sangue das grandes lutas
que lava sérias e lava putas
apaga o lume e o borralho
e que lava as guelras ao caralho

**

Meus senhores aqui está a água
que rega as rosas e os manjericos
que lava o bidé, lava penicos
tira mau cheiro das algibeiras
dá de beber às fressureiras
lava a tromba a qualquer fantoche
e lava a boca depois de um broche.

Big Bang

Por que raio se chamou Big Bang se o som não se propaga no vácuo?!

Etiquetas: