sexta-feira, janeiro 27, 2006

O Libertino

Tenho consciência que é polémico e discutível o que vou agora escrever, mas é apenas a humilde opinião deste vosso estimado escriba.
Johnny Depp tem no filme "The Libertine", agora estreado nas salas portuguesas, o seu papel mais assombroso e indefinível de todos os que me veêm à memória.
Baseado numa peça teatral (adaptada a cinema pelo próprio autor) de Stephen Jeffreys, o filme relata-nos a vida de um conde britânico e seus modos de vida, que têm tanto de criativo como de boémio. Durante duas horas fazemos uma viagem às profundezas do seu ser... e que esplendorosa viagem é...
Com uma realização bastante simples, na verdeira acessão da palavra, a longa metragem mais parece um documentário. As personagens têm uma profundidade tal que o filme bem que podia chegar às três horas de duração que a malta não se importava...
Faz-nos desejar que todos os filmes de época tivessem esta crueza e ardor!
Não me vou alongar mais sobre a interpretação do exímio Johnny Depp (deve ser presenciada em primeira mão) num papel que, sinceramente, já não consigo imaginar a ser interpretado por qualquer outro actor. Tanto mais que, ironicamente, o personagem tem o primeiro nome de... Johnny. Somos testemunhas da intensidade com que este conde crapuloso e ímpio vive as suas três grandes paixões: o álcool, a poesia, o sexo e... bom... têm mesmo que ir ver por vocês próprios. Não se vão arrepender.
P.S.: Duas palavras para as também brilhantes interpretações de John Malkovich como Sua Majestade e para Samantha Morton como actriz em ascenção, aliás todo o elenco tem uma performance notável. Com este papel Mr. Depp torna-se (se já não o era) no actor mais completo e versátil da sua geração... Exímio... não há palavras...

quarta-feira, janeiro 25, 2006

Uma manhã diferente

A pedido de muitas famílias, e no seguimento do meu produtivo encontro com Jesus, decidi partilhar convosco a minha agradável surpresa de hoje: conheci o Diabo! E não fosse ele tecê-las, não podia deixar de vos informar, que o moço é deveras estranho! Tudo se passou logo pela manhãzinha, quando dei de caras com ele na Praça do Almada. Reconheci-o pelo tom de pele rosado e pelos cadáveres que o rodeavam. Parecia animado, portanto decidi abordá-lo:
- Então Belzebu, como estás?
- Muito bem obrigado. Mas por favor não me chames isso... Quem inventou esse nome foram os Filisteus, e como esses gajos eram meios maricas, não gosto muito... Prefiro Satã, é mais másculo!
- Peço desculpa Satã, não fazia ideia... Sacanas dos Filisteus!
- Acredita rapaz. Foram todos direitinhos lá para o meu condomínio! Eheh...
- Para o Inferno?!
- Sim, claro! Eles e os Judeus. Jesus correu com eles do Paraíso, e eu tive que os acolher. Foi a maior afronta que o Todo Poderoso me fez... São chatos como a merda! Ainda por cima estão na mesma cela do Hitler! É choradeira de manhã à noite. Já para não falar no cheiro deles!
- Eh pá, tu também és lixado ó Diabo!
- Eu?!?! Ainda lhes fiz um favor! Ainda tive para os emparelhar com as Margaridas...
- Com as Margaridas?!!
- Sim. Com a Rebelo Pinto e com a Pinto Correia, mas achei que isso era demais...
- Mas elas não morreram pois não?
- Não, mas dão lá um saltinho 3 vezes por semana para torturar o pessoal, enquanto filosofam sobre o orgasmo da mulher!
- Fosga-se, realmente tens razão Satã. Mas se queres que te diga, entre esses, venha o Diabo e escolha!
- Pois, é para isso que eu sirvo!
- E o inferno que tal é? Quentinho não?
- É porreirito. É um condomínio ali no Marco de Canaveses. Aquecimento e montes de gajas nuas! O meu braço direito é o Avelino Ferreira Torres. É um trengo, mas à velocidade com que ele assassina a língua portuguesa, ninguém lhe escapa.
- Ah, mas com gajas é outra coisa. Alguém conhecido?
- Uuiii! Isso agora... Aparece lá um dia destes! Eheh! Apresento-te a Maria Antonieta. É a mulher dos sonhos de qualquer homem! Nunca reclama com nada...
- Obrigado pelo convite, mas julgo que vou recusar. Mas afinal o que fazes aqui em frente à Câmara?
- Queres melhor sítio para arranjar pessoal para o Inferno? Não tarda vai tudo dentro!

E foi aí que eu me afastei, pois Satã subitamente ficou com um sorriso diabólico, e desatou a dar vivas ao MRPP. Foi pena ter sido tão curto este nosso tête à tête, uma vez que fiquei muito bem impressionado com o Demónio. De qualquer das formas, fiquei com o número dele, para quando for para aqueles lados, irmos os dois beber um copo. Até à vista...

sexta-feira, janeiro 20, 2006

Apanhada!

Preparem-se para um choque...
Ruben Fangueiro tem uma irmã gémea!!!
É actriz e trabalha na novela da SIC "A lua me disse".
Foi um tremendo choque tomar conhecimento desta embaraçosa situação...
No entanto ele próprio não deve estar a par do caso... Devem ter sido separados à nascença dado que ela exibe um sotaque brasileiro irrepreensível!!!
Ficamos atentos...

domingo, janeiro 08, 2006

O Varzim


“ Qualquer pessoa bem formada tem obrigação moral de se interessar pelos problemas da sua terra, e o Varzim é uma realidade com que a Póvoa tem de contar.Este é o meu voto. Que a Póvoa seja toda do Varzim. Que o Varzim viva sempre, como tem vivido durante todo este tempo para a Póvoa.Autoridades da nossa terra! Queremos que o Varzim seja eterno….Como eterno queremos a nossa Póvoa.” Pires Quesado
Estas palavras proferidas há alguns anos nunca estiveram tão actuais.
Enquanto existirem pessoas que amem a Póvoa e as instituições poveiras, onde o Varzim é o expoente máximo, continuaremos a ter orgulho em ser poveiros.
E aos que já partiram, não se preocupem pois nós vamos honrar o vosso legado, a vossa memória.
O Varzim fez 90 anos, tem 4308 sócios pagantes, 4308 pessoas que acreditam e não desistem, 4308 que vibram pelo Varzim.

Um jogador actual do Varzim recorda como o melhor momento da carreira uma das subidas à primeira divisão, em que o estádio 2horas antes do jogo estava completamente cheio, tão cheio que as portas foram fechadas. Eu tive que telefonar para me virem buscar a porta, "os sócios não podiam ficar à porta."

Mas o momento mais emocionante que vivi nos jogos fora do Varzim foi no Estádio dos Arcos, onde o Varzim ganhava ao intervalo 0-1 e a bancada alvi-negra catou a bom som "Póvoa terra querida como tu não há igual"

Força Varzim!

quinta-feira, janeiro 05, 2006

Tão breves horas...

Não queria nem podia deixar de transmitir uma palavra de conforto e pesar a familiares e amigos de Custódio Sá pelo seu desaparecimento prematuro.
Tive o previlégio de passar uma (longa e boémia) noite em sua companhia onde também se encontrava arba:a. Por isso mesmo apenas posso falar por essas breves horas em que a sua companhia me fascinou imenso.
Por entre a avalancha de copos de cerveja que insitia em cair sobre a mesa onde nos encontrávamos tive a percepção de estar na presença de um homem com um apetite insaciável pelo conhecimento em todas as suas vertentes. Uma pessoa bastante humorística que falava sem rodeios, pondo o dedo na ferida onde houvesse ferida por descobrir, nunca pondo ninguém de parte, englobando todos os presentes no assunto da discussão, instando todos a contribuir com opiniões e posições para tornar mais colorida e interessante a conversa.
Dava a impressão de ser daquelas pessoas que ouviam genuinamente o que rapazolas de 22 ou 23 anos tinham a dizer e a exprimir, o que é muitas vezes raro ver no dito "mundo maduro e adulto", acerca de tudo e mais alguma coisa.
Eram 6:00, 6:30, não me lembro ao certo, quando nos lembraram que tinhamos de ir andando... Mas facilmente nos imagino a ficar naquela mesa cursando vaga após vaga de cerveja tentando chegar à verdade dos mistérios do universo humano para apenas sermos interrompidos por telefonemas aflitos de familiares que não sabiam do nosso paradeiro na manhã seguinte. Não chegou a isso mas poderia facilmente ter sido o caso.
Foi um genuíno prazer tê-lo conhecido e tenho a certeza que todos os que entraram em contacto com ele levam consigo uma bela impressão de uma excelente pessoa.
Até sempre...
"A morte finaliza uma vida, não uma relação."