quinta-feira, abril 27, 2006

Louco vs. Irresponsável



Passados três anos encontramo-nos numa situação quase idêntica à que se verificou então. Temos um novo tirano no Médio Oriente. Há três anos era no Iraque, agora é um pouco ao lado, no Irão.
Não restam dúvidas de que o Presidente iraniano é claramente um extremista que num abrir e fechar de olhos, ou se o seu lacaio se enganar na quantidade de açúcar do seu café, pode mandar extreminar um país, de preferência com muitos Judeus.
Noutro dia alguém se interrogava porque razão todo este alarido em torno da possibilidade do Irão se tornar numa potência nuclear ou, como diz George W. Bush, nuquelar. Ora, esta é, na minha opinião, uma interrogação algo ingénua. Para chegar a esta conclusão basta escutar com atenção um discurso do Presidente Iraniano.
Se uma pessoa no seu perfeito estado psíquico pretender obter uma arma sob o pretexto de auto-defesa e outra ter a mesma pretensão após ter ameaçado alguém de morte...sentir-me-ia inclinado a escutar o primeiro.
Pelo rumo que tudo está a tomar muito provavelmente teremos mais um caso bicudo para aqueles lados. União Europeia e Estados Unidos não cedem, assim como o Irão. A chave para evitar conflito será a Rússia e a China, que têm a opurtunidade histórica de se tornarem nos principais países apaziguadores. Esperemos que sim. Mas sinceramente não vejo a administração iraniana a recuar perante pressões externas. Continuarão a afirmar que o urânio é para fins pacíficos e o Ocidente a desconfiar. A China e a Rússia na melhor das hipóteses irão protelar a questão, adiando o inevitável conflito. Espero que me engane...
Em caso de conflito o cenário afigura-se negro. O Irão possui talvez o exército mais poderoso do Médio Oriente. O Iraque, que está a ser o caso bicudo que todos conhecem, parecerá um passeio no parque comparado com o Irão. Seria totalmente imprevisível. Uma coisa é certa, um ataque ao Irão provocará o caos nessa zona, já de si quente do globo.
A verdade é que neste campo de batalha diplomática temos de um lado um irresponsável (Bush) e do outro um louco (Mahmoud Ahmadinejad) e sendo assim temos de confiar nos "lúcidos" que se encontram no meio para tentar chegar a um consenso que seja o menos mau para o comum dos terráqeos que não gostaria certamente de ver bombas nucleares ou outras explodirem em nenhuma parte do globo.
Se países como a Índia e Paquistão com governos consolidados e relativamente moderados de quando em vez põem a comunidade internacional em sobressalto ameaçando-se mutuamente com tal armamento, o caso iraniano pode vir a tornar-se o pico das preocupações da "era nuclear". Era essa que até ao momento não nos tem deixado recordações nada aprazíveis.

sexta-feira, abril 21, 2006

Novos pecados mortais


A Igreja publicou, ou deu a conhecer, recentemente uma nova lista de pecados, os quais não existiam, previamente. Esses novos pecados são a leitura em demasia de escrituras que não as sagradas, a observação em demasia de um aparelho electrónico denominado televisão e a utilização em demasia da internet. Ora, não sei se esta nova lista foi elaborada em consequência dos escândalos de pedofilia que abalaram o clero, se assim foi, deviam deixar-se de paternalismos para com o povo e comunicarem aos ditos padres, e porque não já agora a todas as famílias, que o que deviam fazer em vez de andarem a apalpar e molestar criancinhas seria aceder a um site porno de acordo com a sua orientação sexual (ou patologia), bater uma pívea e seguir em frente, sem incómodos para ninguém, pregando a sua religião. Mas não, as armas que podem combater muita merda que se vê no mundo "eles" encarregam-se de as censurar. Sinceramente não compreendo. Se ainda fosse uma alternativa proporcional, como por exemplo ler dois dias seguidos a Bíblia ininterruptamente para num terceiro dia poder estar o dia inteiro a foder com preservativo e a consumir drogas leves, e pesadas inclusive, como se de um brinde/prémio se tratasse... Isso sim, dessa maneira acho que a Igreja iria cativar muitos mais fiéis, juntando a isso debates sobre assuntos que podiam ser altamente interessantes como os casos de homossexualidade em Nazaré e Jerusalém, ensaios eróticos recentemente descobertos no Egipto, que segundo alguns, terão sido escritos por Judas. Explicando talvez por isso o beijo "à traição" a Jesus, ele simplesmente era um homem tremendamente carente.
Mas a quem lixaram ainda mais a vida com esta nova lista foi a satanás, que deste modo vai ter que alargar o pavilhão lá de baixo para que caibam todas as almas pecadoras. E como a vida está complicada para todos provavelmente também começará a cobrar imposto de entrada...para rentabilizar o projecto.
Em suma, deixem a educação para os pais e para a escola. Preocupem-se em pregar o bem para com o próximo, aí sim é que pode a Igreja ter um papel importante por esse mundo fora.

segunda-feira, abril 17, 2006

Francisco Adam ("Dino")


Goste-se ou não da série "Morangos com Açúcar", goste-se ou não do actor e da sua personagem, este post pareceu-me inevitável. Faleceu um jovem de 22 anos, com uma vida aparentemente alegre e feliz, em mais um "estúpido" acidente de automóvel... Não sou apreciador da novela, mas confesso que tinha alguma simpatia pela personagem "Dino" por vários motivos: achava-lhe alguma piada, reconhecia algum talento ao actor (até me parecia dos melhorzinhos que lá andam...) e tanto a personagem como o actor (fisicamente, entenda-se) me faziam lembrar um grande amigo meu. Assim sendo, não pude deixar de "personalizar" um pouco esta morte e pensar na quantidade de vezes que eu e/ou amigos meus não teremos passado "ao lado" de uma tragédia igual sem sequer nos apercebermos disso. Não sei pormenores sobre o despiste, apenas sei que foi de madrugada e que resultou de excesso de velocidade. Não querendo especular sobre este caso em concreto, lembrei-me também das vezes em que vi/estive em carros conduzidos por gente alcoolizada (às vezes também "drogada") e em excesso de velocidade. Lembrei-me também de todas as pessoas que eu conhecia que já faleceram em acidentes idênticos e não pude evitar pensar que às vezes parece que temos de ver tragédias para nos lembrarmos de não cometermos erros estúpidos...Conduzir em excesso de velocidade, alcoolizado, com sono, etc, é um erro que pode custar, tão somente, a vida! Além de poder custar a nossa vida, pode também custar a vida a outros. Como no caso deste acidente em que faleceu Francisco Adam, outras pessoas estavam no carro e uma delas corre perigo...

Este acidente foi, para mim, mais um triste acontecimento nacional porque, quer se queira/goste quer não, há imensa gente que vê esta novela, imensa gente que com ela se identifica (especialmente adolescentes), imensa gente que, de alguma forma (e muitas vezes em exagero, já se sabe...) vai sofrer com esta morte. Mas de tudo o que é negativo neste acontecimento, espero que se possa pelo menos dizer que serviu para que alguns de nós, os que cá ficámos, se lembrem que não vale a pena falecer assim, que é "estupido" arriscar...

Portugal ficou mais pobre, independentemente da qualidade do actor, manequim ou até da personagem; ficou mais pobre porque faleceu mais um jovem dentro de um carro numa madrugada...Espero nunca enterrar nenhum amigo ou familiar que parta assim.

Etiquetas: