terça-feira, maio 30, 2006

Coisas que me é difícil entender...

Caros colaboradores, amigos, amigas, gente que não é assim tão amiga mas apenas conhecida, pessoas que não sendo amigas nem conhecidas nutrem ainda assim alguma simpatia pela minha pessoa, e pessoal que não me curte mesmo nada: Há coisas que eu não entendo, ou pelo menos é-me difícil entender!! São disso exemplo duas situações: o "cortejar" uma mulher e a raiva delas perante algumas escolhas de pragmatismo. Não são duas circunstâncias dissociadas mas sim ligadas entre si. Aqui vão os exemplos daquilo que tanto me aflige...:

Quando saio para me divertir, estar com amigos e rir-me um pouco com a veia galã dos mesmos (porque eu nunca faço nada e estou sempre solitário esperando a chegada do amor da minha vida!) deparo-me com as suas dificuldades em ser compreendidos pela massa feminina que compõe o estabelecimento em que estivermos (e também a massa feminina que se passeia pelas ruas que frequentamos até ao dito estabelecimento...). Uma vez "um amigo" veio para perto de mim conversar sobre as meninas (no sentido de mulheres e não de prostitutas!) que lhe agradavam, as que não lhe agradavam e aquelas que lhe agradavam mesmo muito! Não conhecendo as ditas meninas de lado nenhum, nada poderia ele saber acerca das virtudes das suas personalidades. Passa então uma delas e o "meu amigo" lança o piropo (qualquer coisa como: "Que olhinhos lindos..." mas com nível!) e a menina sorri! Aí, o "meu amigo", animado pela reciprocidade patente no olhar e reacção da dita menina (ou mulher, pronto), aproximou-se e ofereceu-lhe um copo (6 euros). Falaram um pouco até que apareceram as amigas da menina que reivindicavam a presença dela na pista. Nessa altura trocaram os números de telemóvel (79 euros já com 10 euros em chamadas; contemos 69, portanto...) e ele, impaciente, enviou-lhe uma sms (6cêntimos) a dizer para ela não lhe fugir pois tinha captado a sua atenção e ele queria vê-la novamente. Ela respondeu (pagou 6 cêntimos também, anulando a despesa anterior dele) dizendo que sim, se encontrariam no fim e sairiam juntos...E é aqui que o enredo se complica para o "meu amigo"!

Saíram juntos e ele, animado pela vontade demonstrada pela senhora ('tá melhor?) em estarem juntos, levou-a a conhecer o seu apartamento...o resto presumo que adivinhem sozinhos. Ora, a menina ligou no dia seguinte e o "meu amigo", de volta ao universo da realidade e seriedade que "a noite" por vezes desvirtua, não se mostrou interessado. A menina disse-lhe que estava muito ofendida porque ele so a quis pelo seu corpo...Ora, pergunto eu, e porque carga d'água ele haveria de a querer por qualquer outra coisa?!?!? Alias, se no meio de centenas de desconhecidos alguém me escolhesse SÓ por causa do meu corpo eu sentir-me-ia lisonjeado!!! Mas aparentemente as meninas não...expliquem-me isto!!

Noites depois o "meu amigo" volta a passear-se pelos locais de diversão nocturna...Como tinha feito as contas ao que tinha gasto na "aventura" anterior, e como desta vez tinha menos tempo e paciência, acercou-se de uma menina que também se teria demonstrado interessada no "meu amigo" (ou talvez apenas no seu corpo) e ofereceu-lhe os 75euros gastos anteriormente. Ela deu-lhe um violento estalo e chamou-o de "porco de merda!!" (só porco era insuficiente, pelos vistos...). Ora, eu pergunto-me...porque raio não gostam elas do dinheiro fácil?! Ele poupa em telemóveis, em copos, e ela evita ingerir alcool o que me parece bom...mas elas NÃO!!!Imediatamente respondem violentamente como se quisessem que eu (e o "meu amigo") acreditasse que, se ele tivesse gasto 75 euros em rosas para a surpreender o efeito não seria o que ele pretendia anteriormente (e, evite-se a hipocrisia, ela pretendia também).

Por favor elucidem-me, digam-me o que está errado nesta análise por mim feita...é que, sinceramente, isto de "fazer a corte" a mulheres e acertar no que elas querem parece-me absolutamente desprovido de pragmatismo!!!

Etiquetas:

sexta-feira, maio 26, 2006

S.Pedro popular

Devia ser redigida e passada uma lei especial tendo em vista o S.Pedro na Póvoa de Varzim. Lei essa que exigisse que toda a música ouvida nas ruas na noite de S.Pedro teria obrigatoriamente de ser música popular portuguesa. Todos os estabelecimentos que não o fizessem seriam pesadamente multados pelas autoridades. Acho que isso contribuiria para um S.Pedro de regresso às raízes. Não o S.Pedro adulterado pela música pastilhada que se tem verificado nos últimos anos.
No ano passado passava na véspera de S.Pedro por um conhecido estabelecimento boémio poveiro e à entrada podia ler-se um enorme menú de DJs que estavam contratados para ir rodar o círculo preto ao dito lugar. Na altura, comentando para um colega meu, propus-me a vandalizar o cartaz para que se pudesse ler um apelo à música popular portuguesa. Acabei por não o fazer porque teria de estragar algumas meias pretas fazendo-lhes buraquinhos para os olhos e boca, sendo que teria de arranjar pelo menos mais duas pessoas para ajudar. Havendo também o risco da autoridade poder surpreender-nos em pleno acto. Mas era exequível!
Proponho por isso este ano um boicote aos estabelecimentos que optem a favor da House, Trance, Techno, etc... Em detrimento do som português popular autêntico. Quem não gosta, não vai!
Simplesmente porque o S.Pedro quer-se mesmo assim... À boa moda antiga.

quarta-feira, maio 24, 2006

O que faz por cá.

Mais de 600 pessoas já passaram pelo Albergue do Peregrino de São Pedro de Rates desde que este abriu as suas portas em Julho de 2004. Um número que deve crescer de forma acentuada nos próximos tempos

O Albergue do Peregrino de São Pedro de Rates completa o seu segundo aniversário no próximo dia 25 de Julho. A estrutura, que foi a primeira do género a surgir em Portugal, já recebeu cerca de 600 visitantes. Um número que deve crescer bastante nos próximos tempos dado o aumento de peregrinos no Caminho Português de Santiago.

in Póvoa Semanário

Quem não conhece aconselho uma pesquisa para saber um pouco mais, sobre este fenomeno dos tempos modernos (não só), em que milhares de pessoas passam as suas férias a peregrinar ao túmulo do Apóstolo. Onde a motivação ultrapassa a barreira da fé.

Mais informações em: http://alberguerates.com.sapo.pt/

sexta-feira, maio 19, 2006

Entrevista (de emprego)?...

Esta notícia merece destaque! Alguns se calhar já a leram, mas achei que valeria a pena partilhá-la mesmo assim. Saiu no "Público" e reza que Guy Goma, cidadão britânico originário do Congo, estava na recepção da BBC para ser entrevistado para um emprego, quando foi levado por um membro da produção para um estúdio, onde foi sentado numa cadeira frente a uma jornalista que o apresentou aos telespectadores como Guy Kewney, editor da Newswireless.net. Depois do espanto inicial, Goma recompôs-se e lá improvisou umas respostas sobre o caso Apple contra Apple, o crescimento do negócio dos downloads e a importância da Net. No final, já sem estar no ar, admitiu ter ficado muito "stressado", mas disse que estava preparado para voltar a ser entrevistado sobre "qualquer assunto" desde que lhe dessem algum tempo para se preparar. E insistiu que continuava interessado no emprego... no departamento de limpezas da BBC...

Gosto particularmente da imensa disponibilidade mostrada pelo Guy para voltar a usufruir do seu tempo "Marcelo Rebelo de Sousa da Informática" com a devida preparação desta vez. É que um homem prevenido vale por dois. Desde que não interfira com o horário do departamento de limpezas...
Grande história. És grande Goma!

terça-feira, maio 09, 2006

Queima das Fitas


As tradicionais festas académicas que acontecem por quase todo o país durante o mês de Maio, têm características únicas e são dos eventos portugueses mais participados. Inesquecíveis para quem neles participa é o culminar de uma etapa na vida de um jovem estudante.Não é preciso alongar mais sobre a Queima das Fitas, pois sabem (melhor do que eu) do que estou a falar.

Hoje a minha curiosidade foi despertada à tarde, quando vinha em viagem, pela emissão da Antena 3. Que transmitia em directo do cortejo da Queima de Coimbra. "E ouvem-se as ambulâncias (...), os feridos tem alguns cortes devido a quedas, (...) e por excesso de Álcool", ora esta parte ninguém acredita. Na TSF falava-se do transito na baixa condicionado por igual cortejo, até referiam "o cortejo entrou há pouco na avenida dos aliados"...

Ao jantar ligo a televisão na RTP1 para ver umas imagens raras na televisão de gente alegre, divertida e sobretudo feliz (um pouco alcoolizada), imagens de festejos pronto!!!Começam o telejornal pela refinaria, passam para a refinaria, o dia da Europa (muito bem), o candeeiro que caiu em Porto de Mós, os miúdos que ficaram no festival de robótica há uma semana em Guimarães, o Brito, o Jesualdo, o Nuno Gomes com uns putos a fazer publicidade a McDonald's, até dos fogos que já "sabem" que vão acontecer houve reportagem (aspas porque são acidentes que por acaso fazem algumas pessoas ganhar dinheiro) já passava das 21h quando dispensaram 1minuto para falar das milhares de pessoas que andavam nas ruas de Coimbra, (no Porto não falaram) numa reportagem amadora!!!

É triste ver as noticias, onde só é importante a desgraça .

sexta-feira, maio 05, 2006

El Comandante

Caxinas é uma pacata freguesia vila-condense muito orgulhosa de si mesma. Entalada entre Póvoa de Varzim e Vila do Conde nunca se queixou de ser subestimada por nenhum de seus vizinhos. Tem o seu quê de perigoso. Esta situação pode levar à emergência de um sentimento nacionalista exacerbado por parte dos seus habitantes.
A História não é virgem nestes casos. Muitas freguesias, principalmente do interior do país, reclamaram ao longo dos anos (e algumas ainda reclamam) o estatuto de concelho, umas bem sucedidas, outras nem por isso.
Mais tarde ou mais cedo, quem sabe, não será esse o caso da freguesia caxineira.

Fartos de serem subjugados pelos seus vizinhos tirânicos, o povo caxineiro depositou suas esperanças na sua independência unilateral da República Portuguesa. As Caxinas passariam a constituir uma pequena república.
Guiados por seu comandante Tcholes, apelidado carinhosamente pelo seu povo como "o fodido p`á porrada". Pois assim se escrevia mais uma história heróica de um povo recém-criado. Mas não se ficariam por aí... Numa manhã de céu limpo e vento moderado, comandante Tcholes "o fodido p`á porrada" decide, inspirado por D. Afonso Henriques (ironicamente o fundador do povo rival, os denominados "portugueses") , dar o arrojado passo em frente... Não, não é o passo que vulgarmente se dá para testar a temperatura da água do mar antes de mergulhar... Mas sim o de partir para a conquista de toda a República Portuguesa. Numa tentativa de formar uma nova república... A RUCC (República Unida de Catxineiros das Catxines).

Comandante Tcholes desde cedo revelou uma queda para a pilhagem, saque e possessão de mulheres anónimas através da "Força"( a mesma do Luke Skywalker). Atributos que lhe viriam a dar tremendo jeito nas suas incessantes investidas em território português.
A sua rudeza, que alguns adjectivavam de agressividade era reconhecida desde tenra idade. Suas companheiras que o testemunhem. Tcholes era conhecido por ser extremamente conservador na cama. Não compactuava com sexo oral (exceptuando nele mesmo) e as mais arrojadas que ousaram explorar a zona anal de Tcholes em jeito de brincadeira... Digamos que ficaram a falar de maneira esquisita...
O sentimento nacionalista também lhe foi reconhecido desde cedo. Malhava em quantos poveiros e vileiros pudesse... No fundo não gostava lá muito de quem não fosse lá da terra. Fundou o FC (Force Catxines) na adolescência. Não chegaria a atingir nenhum dos objectivos a que se propôs... Diplomaticamente isto é.

Nessa manhã Tcholes parte montado na sua robusta vaca leiteira, chave de fendas erguida em sua mão seguido por um imenso exército (uns mil), pela EN13 semeando o pânico e o terror por Fradelos, Beiriz, Aver-o-Mar, Ferreiró... Por onde passava conquistava novos seguidores, apoiantes da nova república, com o seu lema encantador e inspirador que recitava aos seus oponentes: "Ou juntas-te aqui ós manos ou fodes-te que te rebento três dentes da frente filhe dé pute!".
E assim prosseguiu para sul, vento deslizando estoicamente por seu cabelo empastado com gel Garnier ultra-fixante, encontrando muita ou pouca resistência a verdade é que alcançou o seu objectivo e fundou a RUCC.
Consta que a partir desse momento o povo da RUCC passou a ser mais activo na cena internacional do que Portugal alguma vez fora. Muitas conferências de imprensa, com outros líderes mundiais, acabavam em violência física após constrangedoras (não para o próprio) libertações de gases intestinais frase sim, frase não.
Há quem insinue que Tcholes tem de facto ambições de domínio mundial... Ninguém sabe. Apenas o próprio.
Apenas existe uma certeza, será tremendamente difícil contê-lo. Tanto em termos geopolíticos como flatulentos.

quinta-feira, maio 04, 2006

Que fominha...

A Matutano vai lançar uma nova gama de batatas fritas e aperitivos. Desta vez, as novas batatas terão sabores tão distintos como: Ruffles Prostituta Barata ( o intenso aroma a cebola e sémen predomina), Ruffles Tuga ( onde o bacalhau e a feijoada fazem um par perfeito), Lays Receita Marciana ( a Criptonite é o principal ingrediente) e finalmente Lays Batata Alucinogénica ( a primeira batata de pacote que sabe realmente a batata, apesar se ser feita à base de lixo hospitalar). No campo dos aperitivos, destaque para as Tiras de Botox Jet Set , deliciosas tiras de botox retirados de "tias" como Cinha Jardim e Lili Caneças( depois de violentadas com um extintor), fritas em azeite virgem , e finalmente aquele que provavelmente será o grande êxito do próximo Verão, os Bocaditos da Avó, nada mais nada menos, do que furúnculos minuciosamente retirados à catanada, das partes pudengas das avós de Portugal, denunciando uma forte aposta no mercado da terceira idade...