quinta-feira, março 30, 2006

A magia da prosa de Margarida Rebelo Pinto...

Como se sabe, eu não sou adepto da escrita da Margarida Rebelo Pinto. Aliás, sou um confesso não-adepto! Acho-a "corriqueira", vulgar e, portanto, longe daquilo que eu entendo que a literatura deve ser. Sei que há outras opiniões e que a minha posição pode ser redutora para algumas pessoas, mas isso não me impede de dizer o que penso...e ouvir o que os outros têm a dizer. Assim, tentando não fazer (mais) juízos de valor sobre o que vou escrever de seguida, pretendo lançar mais uma "acha" para esta "fogueira" que é a qualidade da escrita desta senhora...Então cá vai:

"E, como diz António Lobo Antunes, quando um coração se fecha, faz muito mais barulho do que uma porta", In As Crónicas da Margarida, pág. 143

"O António Lobo Antunes diz que o coração quando se fecha faz muito mais barulho do que uma porta", In Não Há Coincidências, pág. 242

"Quando o coração se fecha faz muito mais barulho do que uma porta, diz o António Lobo Antunes", In Artista de Circo, pág. 147.


Em jeito de "piadinha irritante" final, anuncio aqui o meu futuro livro: "José Saramago intitularia este livro de Memorial do Convento". Este meu livro começará assim: "José Saramago iniciaria este livro assim: D.João, quinto do nome na tabela real, irá esta noite ao quarto de sua mulher, D. Maria Ana Josefa..." e por aí fora.

Etiquetas:

5 Comments:

Blogger Dalet said...

Eheh... Esta senhora é deveras muito irritante. Como tu, também eu sou um confesso não-adepto. E que tal um manifesto anti-Margarida?

31 março, 2006 01:20  
Blogger Pedwar said...

Também li isso no "Público" a propósito do de um livro que estará para sair analisando a qualidade da escrita da dita cuja, que os seus editores estão a fazer todos os esforços para que tal livro não veja a luz do dia. Apesar de ser um apanhado de um blog existente na net...há já algum tempo... Só irá fazer subir o número de vendas quando deveras for publicado.

31 março, 2006 18:56  
Anonymous Anónimo said...

Depois da Clara Pinto Correia acredito em tudo...
Curiosamente abomino as duas...

02 abril, 2006 12:50  
Blogger Catus said...

Eu gosto do nome "margarida" não sei se isso é relevante..

05 abril, 2006 22:50  
Blogger Catus said...

Ao menos a senhora margarida lê outros livros, que é positivo

14 abril, 2006 11:42  

Enviar um comentário

<< Home