quarta-feira, dezembro 14, 2005

TV´s borda fora!!

Dizer que a nossa televisão não presta, é o maior elogio que se lhe pode fazer! Tenho perdido algum tempo (literalmente!) a tentar ver alguma coisa dos nossos 4 principais canais de TV, e a única coisa que posso dizer, é que tem sido um tremendo choque! Atingiu o cúmulo quando, hoje de manhã, na "Praça da Alegria", assisti a uma senhora a mostrar fotografias dos casamentos dos filhos, sobrinhos, tios e por aí adiante... Quem é que quer saber daquilo? O que terá feito ela para estar ali? Boa coisa não terá sido, digo eu. E se há festas a que as pessoas não gostam de ir, é a casamentos. Nem aos dos amigos, quanto mais recordar o do Quim Domingues de Pevidém... É serviço público dizem eles. Eu não os vejo a tirar cafés aqui pró pessoal! Isso sim era serviço público!
De manhã são estes cromos, à tarde não são uns muito diferentes. Os apresentadores nos mesmos moldes, o que interessa é ter uma gaja supostamente boa a sorrir sem parar, sempre os mesmos músicos e actores convidados, regado sempre com um pouco de brejeirice, que é para o pessoal se rir um bocado!Ou chorar, consoante a resistência mental de cada um! Isto na RTP1, porque na SIC e TVI é totalmente diferente. Ou não... Na realidade só mudam os apresentadores. Mete-se umas novelas pelo meio, antes e depois, e... Eureka! O segredo para ter audiências de arromba! Pudera, aquela cena vicia!! Eu que o diga. Não passo 2 dias sem ver as aventuras e desventuras dos adolescentes modelos do nosso país, na grandiosa série "Morangos com Açúcar"! Vejo 5 minutos e fico logo pedrado... Durmo que nem um menino! É o melhor comprimido para dormir que existe, tal é a qualidade dos actores, assim como dos fabulosos diálogos. São verdadeiras pérolas:
"- Então amiga? Não apareceste no shoping porquê? Olha comprei uma saia... Ihihihi!
- Não pude... Aconteceu-me aí uma cena...
- O quê, o teu namorado deixou-te?
- Não! Fui raptada.
- Eh pá. Que chatice. Isso é mau. Viste quem foi?
- Foi um homem grande e gordo!
- E já foste à polícia?
- Não. Agora não me apetece...
- Pronto tá bem. Mas amnhã sem falta vamos lá, ok quiducha?"
Eu poderia continuar, mas é um sofrimento atroz! Dou graças ao nosso Senhor, seja lá ele quem for, e a todos os outros, por terem inventado TVCabo! É má, mas foda-se, pelo menos não aturamos merdas destas! Já chega de big brothers e primeiras companhias, de fiéis ou infiéis, e de praças das alegrias, ou das tristezas, da cultura de novelas e futebol! Não é mania de intelectual ou de erudito, como muitos dizem, mas o facto é que dos nossos 4 canais , a RTP2, ou apenas a 2, como agora julgo que se chama, é o único que se pode ver sem agredir brutalmente o nosso já bastante danificado cérebro! Antigamente não havia TV, e o pessoal ocupava-se única e exclusivamente a "mimalhar"! Belos tempos...

5 Comments:

Blogger Catus said...

"Mimalhar" Pois por isso os casais tinham mais filhos para pôr a trabalhar desde os 9anos, isso sim eram bons tempos!! Agora nem para as crianças há emprego...

15 dezembro, 2005 10:46  
Blogger Arba:a said...

De facto é uma verdadeira palhaçada aquilo que dá nas TVs nacionais. Um amigo meu (Bítor) deixou de ter TVCabo (que aliás, devido à inexistência de concorrência, pratica preços exageradíssimos e muito maus serviços)e tentou contentar-se com os 4 nacionais. Resultado? Via "Os Sopranos" na 2 e passou muito mais tempo a ler!! Não há dúvida de que a TV se torna cada vez mais dispensável, apesar de lutar para ser cada vez mais absorvente. Como, felizmente, algumas pessoas já não ligam muito a TV, a programação assenta demasiado em programas-choque, criticáveis mas que aguçam a curiosidade. Como dizia o Herman, as audiências ditam a qualidade dos programas. Segundo o mesmo artista, é a isto que se deve a queda da qualidade nos programas dele. A frase dele foi algo como isto: "Houve uma altura em que podia fazer programas como o Tal Canal, ou Herman Enciclopédia porque o público revia nas personagens a nossa sociedade, e percebia o que lá era dito. Agora, se eu fizer um programa tipo Herman Enciclopédia, ninguém ia perceber e portanto ninguém acompanhava. Tive portanto que mudar o formato do programa para algo mais popular..." E eu pergunto: Onde está o orgulho deste homem??Se não se identifica com o popularucho programa que apresente,porque o faz??Dinheiro??Além disso, o que tem de popular apresentar quase constantemente travetis e seus espectáculos, deixando de fora artistas conceituadíssimos e dando mínimo tempo para artistas como Gato Fedorento?? O problema não está na apresentação do fenómeno do travestismo, mas está em APENAS apresentar travestis, Pombas-Giras, o gajo que queria um principado, o bruxo,etc...Por fim, a cereja no topo do bolo, "as pessoas não iam perceber se eu fizesse um Herman Enciclopéida"...gostei!!Quem percebia morreu?! Deixou de ter TV?! Os jovens de agora serão todos estúpidos?! E qual será o papel de uma TV, atrasar o desenvolvimento cultural ou promovê-lo?! Enfim, se calhar já era hora de artistas como este saírem dos seus pedestais e darem lugar a quem tenha novas propostas e capacidade para levá-las avante.

15 dezembro, 2005 14:16  
Blogger Catus said...

Ficou loiro e gay ta tudo dito

18 dezembro, 2005 22:47  
Blogger Dalet said...

Há quem diga que ele e o Roberto Leal são gémeos... Incestuosos!

19 dezembro, 2005 01:35  
Blogger Catus said...

E o Marco Paulo gémeo falso.

19 dezembro, 2005 23:59  

Enviar um comentário

<< Home