segunda-feira, abril 17, 2006

Francisco Adam ("Dino")


Goste-se ou não da série "Morangos com Açúcar", goste-se ou não do actor e da sua personagem, este post pareceu-me inevitável. Faleceu um jovem de 22 anos, com uma vida aparentemente alegre e feliz, em mais um "estúpido" acidente de automóvel... Não sou apreciador da novela, mas confesso que tinha alguma simpatia pela personagem "Dino" por vários motivos: achava-lhe alguma piada, reconhecia algum talento ao actor (até me parecia dos melhorzinhos que lá andam...) e tanto a personagem como o actor (fisicamente, entenda-se) me faziam lembrar um grande amigo meu. Assim sendo, não pude deixar de "personalizar" um pouco esta morte e pensar na quantidade de vezes que eu e/ou amigos meus não teremos passado "ao lado" de uma tragédia igual sem sequer nos apercebermos disso. Não sei pormenores sobre o despiste, apenas sei que foi de madrugada e que resultou de excesso de velocidade. Não querendo especular sobre este caso em concreto, lembrei-me também das vezes em que vi/estive em carros conduzidos por gente alcoolizada (às vezes também "drogada") e em excesso de velocidade. Lembrei-me também de todas as pessoas que eu conhecia que já faleceram em acidentes idênticos e não pude evitar pensar que às vezes parece que temos de ver tragédias para nos lembrarmos de não cometermos erros estúpidos...Conduzir em excesso de velocidade, alcoolizado, com sono, etc, é um erro que pode custar, tão somente, a vida! Além de poder custar a nossa vida, pode também custar a vida a outros. Como no caso deste acidente em que faleceu Francisco Adam, outras pessoas estavam no carro e uma delas corre perigo...

Este acidente foi, para mim, mais um triste acontecimento nacional porque, quer se queira/goste quer não, há imensa gente que vê esta novela, imensa gente que com ela se identifica (especialmente adolescentes), imensa gente que, de alguma forma (e muitas vezes em exagero, já se sabe...) vai sofrer com esta morte. Mas de tudo o que é negativo neste acontecimento, espero que se possa pelo menos dizer que serviu para que alguns de nós, os que cá ficámos, se lembrem que não vale a pena falecer assim, que é "estupido" arriscar...

Portugal ficou mais pobre, independentemente da qualidade do actor, manequim ou até da personagem; ficou mais pobre porque faleceu mais um jovem dentro de um carro numa madrugada...Espero nunca enterrar nenhum amigo ou familiar que parta assim.

Etiquetas:

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

é triste que se tenha perdido mais uma vida desta forma...e é igualmente triste que tenham que acontecer tragédias destas(que se diferencia de muitas outras pelo seu mediatismo)para pensarem nos seus actos e atrocidades que por vezes cometem...como seguidor da novela fiquei abalado, nao só pela tragédia em si,um jovem de 22 anos com um fututo pela frente,mas principalmente porque revejo nesta situações pelas quais ja passei.que este acontecimento sirva de exemplo para os muitos dos seus seguidores, seguidores da novela que um dia também serão condutores e que se relembrem de casos como este para conduzirem com precaução e que os azares não acontecem só aos outros

18 abril, 2006 10:22  
Blogger Catus said...

Estas mortes dão que pensar mas não se pode pensar/falar só quando morre alguém conhecido. Mas é natural que assim seja.
Quem viaja como eu mais de 100km por dia vê as atrocidades que se cometem nas estradas, é de loucos muitas vezes.. Cada dia que passa ultrapasso menos carros, raramente ando colado ao da frente, mas não posso controlar os outros é esperar que a sorte e um anjo de guarda me/nós proteja.

18 abril, 2006 22:55  
Blogger Dalet said...

E ainda bem que temos a TVI, para nos dar todos os momentos do funeral do rapaz! Que tristeza...

19 abril, 2006 13:56  
Blogger Pedwar said...

Não sou seguidor de "Morangos com açúcar" mas reconheço que era das personagens mais irreverentes da novela pelo pouco que via. Isso muito se deve ao actor que a encarnava, a sua euforia transbordava pelo ecran, via-se que tinha gosto pelo que fazia. Custa ver partir um jovem desta maneira. Deixo, acima de tudo, uma palavra de conforto e pesar aos familiares e amigos.

20 abril, 2006 23:56  
Anonymous Anónimo said...

Apesar de não ser telespectadora assídua da novela e muito menos fã (sou sincera que a vejo essencialmente para adormecer no sofá), fiquei "chocada" com a notícia. Muito essencialmente pela idade que tinha e por ter sido como foi. Do pouco que via da novela sempre disse (a minha irmã e o nuno não me deixam mentir) que era dos poucos que achava que tinha imenso jeito e, quem sabe, um futuro promissor à sua frente. Estou certa de que a personagem que interpretava tornou mais "doloroso", pela energia e alegria que a todos contagiava.
Penso que passou pela cabeça de todos nós que "pode-me acontecer a mim ou a qq um dos meus amigos!". Infelizmente, como ele muitos e todos os dias, mas só pensamos pq era O Francisco Adam, actor da novela "Morangos com Açúcar" e pq a TVI "atenciosamente" nos cedeu todas as imagens. Obrigada TVI.
A verdade é uma, quantas vezes não conduzimos alccolizados ou deixámos amigos nossos conduzir nesse estado? Não foram tão poucas como isso e a desculpa que damos é que ele não dava a chave do carro a ninguém e dizia que estava bem. (aliás, nós vamos com ele no carro para ter a certeza de que chega bem a casa) Espero que nenhum dia, a nehum de nós, isso nos venha a pesar na consciência!

21 abril, 2006 13:33  
Blogger Arba:a said...

"Não foram tão poucas como isso e a desculpa que damos é que ele não dava a chave do carro a ninguém e dizia que estava bem. (aliás, nós vamos com ele no carro para ter a certeza de que chega bem a casa)"

Tenho de destacar esta frase que é tão verdade quanto ridícula!! Se pensarmos bem, qual é a lógica de acreditar em quem já bebeu?! E, muito pior, qual é a lógica de o/a deixar conduzir e IR NO CARRO como garantia de que o/a condutor/a chegam bem a casa?!?!?! É demasiado estúpido....e demasiado frequente!!

21 abril, 2006 13:38  

Enviar um comentário

<< Home