sexta-feira, abril 21, 2006

Novos pecados mortais


A Igreja publicou, ou deu a conhecer, recentemente uma nova lista de pecados, os quais não existiam, previamente. Esses novos pecados são a leitura em demasia de escrituras que não as sagradas, a observação em demasia de um aparelho electrónico denominado televisão e a utilização em demasia da internet. Ora, não sei se esta nova lista foi elaborada em consequência dos escândalos de pedofilia que abalaram o clero, se assim foi, deviam deixar-se de paternalismos para com o povo e comunicarem aos ditos padres, e porque não já agora a todas as famílias, que o que deviam fazer em vez de andarem a apalpar e molestar criancinhas seria aceder a um site porno de acordo com a sua orientação sexual (ou patologia), bater uma pívea e seguir em frente, sem incómodos para ninguém, pregando a sua religião. Mas não, as armas que podem combater muita merda que se vê no mundo "eles" encarregam-se de as censurar. Sinceramente não compreendo. Se ainda fosse uma alternativa proporcional, como por exemplo ler dois dias seguidos a Bíblia ininterruptamente para num terceiro dia poder estar o dia inteiro a foder com preservativo e a consumir drogas leves, e pesadas inclusive, como se de um brinde/prémio se tratasse... Isso sim, dessa maneira acho que a Igreja iria cativar muitos mais fiéis, juntando a isso debates sobre assuntos que podiam ser altamente interessantes como os casos de homossexualidade em Nazaré e Jerusalém, ensaios eróticos recentemente descobertos no Egipto, que segundo alguns, terão sido escritos por Judas. Explicando talvez por isso o beijo "à traição" a Jesus, ele simplesmente era um homem tremendamente carente.
Mas a quem lixaram ainda mais a vida com esta nova lista foi a satanás, que deste modo vai ter que alargar o pavilhão lá de baixo para que caibam todas as almas pecadoras. E como a vida está complicada para todos provavelmente também começará a cobrar imposto de entrada...para rentabilizar o projecto.
Em suma, deixem a educação para os pais e para a escola. Preocupem-se em pregar o bem para com o próximo, aí sim é que pode a Igreja ter um papel importante por esse mundo fora.

13 Comments:

Blogger Dalet said...

Muito bom caro amigo... Mais uma vez a Igreja destaca-se pelo seu papel na (de)formação da identidade religiosa do ser humano! Não percebo, é porque é que continuo a ver padres em progrmas televisivos, padres a escrever livros... Ah, e já agora façam uma pesquisa na internet por "Vaticano". Podem facilmente aceder ao site oficial da Santa Sé! Não estarão eles a promover o pecado? Não os vejo a apoiar o casamento entre homossexuais, ou a destribuir preservativos, acções pecaminosas segundo a "nossa" religião. Ridículo...

21 abril, 2006 21:55  
Blogger Arba:a said...

Muito bom post e muito bom comentário!! Então não é que nós estamos, neste preciso momento, a pecar?! Afinal, estamos na internet a ler/escrever isto! É ridículo, inexplicável...Não querendo estender estes adjectivos à fé porque essa, na minha opinião, é muito mais valiosa que a(s) instituição(ões) que a pregam. Creio que as figuras religiosas que supostamente terão andado por cá sentiriam, ao ler isto, uma afluência tal de sangue à cara que poderiam perder os sentidos de vergonha...Podemos morrer todos a foder sem preservativo, mas ver gente a foder na net é que n?!? N dá pa entender... (perdoem os termos usados; apesar de menos próprios, são mais corrosivos!!)

22 abril, 2006 01:36  
Blogger Arba:a said...

Ah...tinham pedido para fazer a contabilidade portanto aqui vai:

Catus: 4 posts
Dalet: 6 posts
Pedwar: 7 posts
Arba:a: 15posts

Tal como imaginava, o primeiro classificado tem mais do dobro dos posts do segundo...Toca a escrever pessoal!! Abraço

22 abril, 2006 01:43  
Blogger Catus said...

É preciso ser rigoroso quando se noticia algo. E não lançar axas para uma fogueira que arde à bastante tempo (adquação da igreja católica a actualidade). O que faz da Igreja Catolica um alvo tão apetecido? Agora não interessa.
O que aconteceu foi o seguinte:
"O cardeal americano James Francis Stafford, o penitenciário-mor do Vaticano, desfiou terça-feira, na Basílica de S. Pedro, mais três novos pecados ligados às novas tecnologias: o excesso de Internet, de televisão e de jornais, nunca igualado por qualquer tempo dispendido na leitura da bíblia, uma prática, aliás, aconselhada pela Igreja Católica até para substituir qualquer penitencia mais tradicionalista." in TSF. Dito assim parece que divulgou uma lista de pedados. A notica continua, e explica que o referido cardeal na oração considerou que os catolicos deviam passar menos tempo a ver tv e mais a ler a Biblia. Portanto isto é importante para quem tem fé, e a Igreja como guia faz as suas legitimas orientações.

22 abril, 2006 02:19  
Blogger Catus said...

Eu acho uma bastante piada como se fica indignado com as orientações, opinões que a Igreja dá.
Tem que se perceber que a Igreja católica é uma organizaçao como qualquer outra. Com gigantescos telhados de vidro (desenhados pelo Miguel Angelo claro...).
Para mim um pedofilo é igual quer seja padre um não. É como policias ladrões, juizes corrupts, ou pais de familia assassinos. É tudo a mesma corja.

22 abril, 2006 02:27  
Blogger Arba:a said...

Não concordo nada...A Igreja Católica pretende, supostamente, dar linhas mestras ou códigos de conduta que, pura e simplesmente, não cumpre. E não cumpre muito naturalmente , até porque vários desses códigos de conduta contrariam a natureza humana...depois admiram-se que o Amaro emprenhe a Amélia!! Quanto a ficar indignado com as opiniões da Igreja, temos tanta legitimidade para o fazer quanto temos para criticar as opiniões de outra pessoa/instituição qualquer. E criticar não é necessariamente "dizer mal", pode ser apenas lançar um debate. Já agora, num tom um bocado Octávio Machado, é dito neste comentário: "E não lançar axas para uma fogueira que arde à bastante tempo (adquação da igreja católica a actualidade). O que faz da Igreja Catolica um alvo tão apetecido? Agora não interessa."
Expliquem-me porque eu não sei...A Igreja Católica é um alvo apetecível? E porquê? A mim parece-me apenas um "alvo" pois tem alguns ideais e condutas opressivos, está instituída na nossa sociedade e nem sempre é fácil desligar dela, e emite demasiadas opiniões controversas...Imagine-se o dia-a-dia de alguém como o Belmiro de Azevedo (presidente da SONAE) ou Horta Osório (presidente do Banco Santander) se a leitura de jornais, a consulta da internet e da televisão, fosse tudo substituído por mais leituras da Bíblia. Seriam melhores profissionais? As pessoas que por ele estão empregues seriam beneficiadas? Isto é exequível no mundo actual? Não me parece...

22 abril, 2006 11:10  
Blogger Dalet said...

Juntar fogueiras e igreja católica? Isso foi uma bela piada de mau gosto...;)

22 abril, 2006 14:57  
Blogger Arba:a said...

AHAHAAHHAHAHAAHHA!!!

22 abril, 2006 20:33  
Anonymous Anónimo said...

Desculpem a minha inocência, ou mesmo ignorância, mas quando ouvi isso pensei que fosse uma brincadeira, uma anedota, qq coisa do género...Pelos vistos é mesmo verdade...

22 abril, 2006 21:57  
Blogger Catus said...

Mas as instruções são para os fies portanto os outros ao ficar tão preocupados é um pouco estupido já não fazem parte dos "seguidores" e um bocado bater no ceguinho.
"Não interessa" estava-me a referir a esta discução em particular.

23 abril, 2006 04:16  
Blogger Arba:a said...

Quem é que pode, sinceramente, dizer que já não é seguidor?! Pelo menos não poderão dizê-lo sem sentir um enorme peso de responsabilidade e ofensa ao Deus que tanto nos perdoa...isso é que me confunde!

23 abril, 2006 07:54  
Blogger Catus said...

Dai eu achar que as questões de espiritualidade não devem seguir o rebanho cegamente , mas procurar o melhor pasto dentro desse rebanho.

Pareço o Manuel Machado..

24 abril, 2006 00:12  
Anonymous Anónimo said...

Enjoyed a lot! »

17 fevereiro, 2007 00:03  

Enviar um comentário

<< Home